Jump to content

[SPOILER] Entendendo a História de Warframe


iyappu

Recommended Posts

Considerações Iniciais

 

Olá! Me chamo Rafael, mas você pode me chamar de yappu(se pronuncia “iÁpu”). Por enquanto meu nick é FaeuUw porque eu estou sem dinheiro para comprar platinas, mas se você já consegue ver yappu ou iyappu como meu nick, então quer dizer que já faz algum tempo que postei isso e finalmente troquei ele! 🥳

Pra quem já olhou algum tópico do meu perfil, vai pode ver que eu sou bastante curiosos quanto a lore de Warframe. Na verdade eu amo tudo quanto é lore de videogames, porque acho que além de um bom game design, a narrativa é realmente muito importante. Quando se tratam de jogos online geralmente a história fica deixada um pouco de lado, mas… não é o caso de Warframe. De uma forma muito inteligente a DE soube contar pouco a pouco o universo do jogo com pequenas missões, personagens, jornadas principais ou até mesmo skins, pra mim que gosto muito de ler e estudar a escrita criativa dos jogos em geral, acho a forma indireta, a mais interessante de se contar um história(Fumito Ueda que o diga). Digo indireta porque de fato você não vai zerar Warframe, mas você vai descobri-lo pouco a pouco. E para aqueles jogadores que pouco se importam com a história de fato ela não vai importar tanto, mas tomem cuidado, porque vocês estão perdendo uma obra incrível!

Bom, após demonstrar essa minha secura em lores e simbologias nos videogames, eu quis explicar que  você não zera Warframe(no sentido narrativo) mas vai descobrindo ele, porque de fato a cada nova atualização, novos personagens entram, novas histórias, novos buracos na narrativa são preenchidos, outros são renovados e enfim, é coisa que não acaba nunca!

Na Fandom gringa (https://warframe.fandom.com/wiki/Quest) é possível encontrar tudo o que sabemos até hoje muito bem resumido,  esse é um trabalho ótimo dos editores. Porém, eu também publiquei um tópico há uns 5 anos atrás aqui no fórum, foi em 12 de Março de 2016. Antes disso, meu objetivo era exatamente entender melhor a lore e por isso publiquei uma dúvida no fórum, foi onde o --F--NerevarCM descreveu muito bem e de forma bastante simplificada a história de Warframe até o segundo sonho, ou seja, atualmente estamos bem desatualizados. Mas eu já entrei em contato com ele e ele já está atualizando o tópico.

Contudo eu ainda quero fazer algo a mais, eu lembro que o nome do meu tópico era “Entenda a História de Warframe”, mas como eu disse anteriormente, essa história está sempre se remodelando, e exatamente por isso acho que conceituar o tópico como Entenda, é raso demais. Por isso quero iniciar esse novo tópico agora com o título de "Entendendo a História de Warframe, Diário de Bordo". Jogando novamente a maioria das jornadas, eu quero transformar esse tópico numa espécie de diário, onde eu vou pouco a pouco adicionar tudo quanto for informação das jornadas e que envolva a lore direta ou indiretamente. O diferencial desse tópico é que não se trata somente de uma sinopse de cada quest porque isso o próprio jogo dá, mas eu quero fazer exatamente uma análise, teorizar e descrever aquilo que eu pude ver simbolicamente ou de fato, aquilo que o jogo quis passar!

Acredito que vai ser uma experiência bastante interessante, tanto pra mim quanto para aqueles que quiserem acompanhar essa jornada!

Primordialmente eu vou adicionar o básico, aquilo que de fato sabemos até agora e que se encontra de forma mais oficial, seja na wiki ou no próprio códex do jogo, mas conforme eu for jogando vou adicionando meus comentários como um verdadeiro diário de bordo. Desde a missão inicial da jornada Awakening, passando por todo o sistema solar, até chegar no update atual e começar a adicionar tudo que chegar de novo. Por isso não sei quanto tempo vai durar até chegar no update 30.0, que é a versão atual no momento em que eu escrevo essas considerações iniciais, é obdio que quando eu finalmente passar por tudo e chegar na 30.0 com a jornada Call of the Tempestarii já vão ter mais uma 10 versões a frente. Mas seja lá o tempo que demore, ainda acredito que vai ser uma experiência incrível! Enquanto isso, pra vocês que estão apressados e querem pelo menos um resumo, vocês podem ver meu outro tópico derivado do trabalho incrível do -F-NerevarCM(lembrando que atualmente está desatualizado e só vai até a jornada Second Dream, mas no perfil dele com certeza ele já deve ter feito alguma atualização, inclusive uma linha do tempo geral que resume bem todos os acontecimentos!)

Conto com a participação de vocês comentando e teorizando também! Até mesmo pra quebrar alguma teoria que eu tenha e que já foi comprovada ser falsa, ou pra corrigir algum plot hole que eu não percebi. O objetivo aqui não é ser a fonte oficial da lore de Warframe, mas simplesmente o olhar de um entre tantos tennos, sobre o universo desse jogo tão vasto!

 

PRÓLOGO (Tudo que sabemos até a jornada Awakening)

A Era Orokin:

Spoiler

O mais longe que descobrimos em questão cronológica no universo de Warframe, é que todos os conflitos começaram com uma raça muito antiga, uma raça que foi capaz de criar um império de proporções interplanetárias por séculos, ou melhor, milênios. Estamos falando dos Orokins.

Official Ballas artwork : Warframe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Orokins eram a raça elite, alcançaram um nível absurdo de tecnologia genética e energética, pesquisando e administrando uma vasta biotecnologia e controle de genes, assim criando um culto a perfeição, beleza e luxo. Isso pode ser observado em toda Arquitetura Orokin, nas Relíquias e até os Warframe Prime que encontramos, não só eram inatos em biotecnologia de genes modificando seres orgânicos, como também criavam híbridos, é como podemos ver as torres Orokin que parecem ter vida. Sendo conhecidos também como os Golden Lords, os Orokins em determinado momento da história, conseguiram dominar todo o sistema solar, que no universo de Warframe é conhecido como Sistema Origem. Assim fica bem evidente que eles iriam se ver como o centro do universo, literalmente.

Muita da influência e do motivo pelo qual os Orokins se tornaram tão aptos a criar um império milenar, pode se dar a uma tecnologia criada por eles, a Continuidade. De uma forma resumida, é basicamente a transferência da consciência de um corpo para outro, através de uma forma destrutiva onde a mente do corpo receptáculo é completamente terrificada a ponto de se tornar apenas uma casca pronta para receber a consciência. A Kuva é extremamente importante nesse processo, e será mais explorada quando formos falar da jornada The War Within. Mas desde já é possivel ver, que os Orokins chegaram a alcançar até mesmo a imortalidade, de uma certa forma.

Com toda essa sua elite, desprezavam totalmente as classes menores, outras raças ou até mesmo criaturas criadas geneticamente para servirem aos seus desejos. Assim foi como conseguiram controlar todo o Sistema Origem, através de Castas. Assim aqueles que não faziam parte da Elite Orokin, por mais que fossem uteis, inteligentes e realmente dedicados, poderiam ser facilmente descartados pelos poderosos Orokin. Das mais diversas classes, se destacaram algumas que serão mais trabalhadas ao longo dos próximos tópicos, este primeiro tópico é apenas um prólogo, uma contextualização, ainda há MUITO o que falar sobre os Orokins, mas vamos por partes.

Grinner: Foram clones geneticamente modificados para que pudessem sentir prazer trabalhando até que morressem de exaustão, sim, eram clones criados para serem escravos, programados geneticamente para obedecerem seus mestres Orokin.

Agricultores: Estes se tornariam futuramente os atuais Corpus, a partir dos ensinamentos e da doutrina de Parvos Granum. Eram agricultores, praticamente a escoria da sociedade Orokin mesmo que prestassem um serviço fundamental. O restante da população do império, eram apenas mantida em exploração com seu trabalho, soldados dispensáveis e experimentos genéticos. Estes muitas vezes eram executados por "não seguirem as leis", as execuções poderiam acontecer de diversas formas, mas as mais conhecidas eram sendo transformados em Cephalons, para que trabalhassem eternamente para o império.

Archimedians: São os cientistas do império Orokin, a maioria deles viviam em comunidades formadas por Corpus (Famílias), e eram constantemente ameaçados pelos Orokins para se manterem na linha. Se um cientista falhasse em sua meta, toda os Corpus deles eram mortos como uma forma de punição, mesmo que fossem essenciais devido a sua altíssima inteligência, um dos exemplos mais claros disso se encontra em uma das jornadas onde conhecemos Margulis, mas para irmos pouco a pouco vamos parar por aqui.

Dax: Uma casta guerreira, formada por uma verdadeira elite de espadachins.

Sentientes: Um tipo de raça criada geneticamente pelos Orokins para dominar o Sistema Tau. Eu explico melhor a seguir:

Por terem toda essa cultura do luxo os Orokins gastavam muitos recursos para seus projetos, seus desejos e ambições, por mais que tivessem controlado um Sistema Solar inteiro, ainda sim chegaram a um nível onde o sistema poderia entrar em colapso, por isso eles focaram suas pesquisas em descobrir novos locais, novos possíveis sistemas onde eles pudessem estender seu império, naquela época mesmo controlando tudo a elite Orokin de fato, apenas morava na lua da terra, conhecida apenas como Lua. Foi então que descobriram o Void. Até hoje não se sabe muito bem o que de fato é o Void, aparentemente é uma grande anomalia do espaço tempo, mas que haviam ali alguns segredos que futuramente mudariam o percurso da história de Warframe.

Foi o descobrimento do Void que permitiu os Orokins sua enorme Ascenção, de fato antes do Void eles eram extremamente avançados, mas o aperfeiçoamento de tecnologias criadas a partir do Void, de fato acelerou drasticamente a dinastia Orokin. A Corpus(Família) Entrati foi a pioneira nos estudos de aplicação do Void em suas tecnologias. É claro que as tecnologias craidas a partir do Void não foram nem um pouco repartidas. Toda essa cultura do luxo, da vida próspera etc. Só pertencia a um pequeno grupo, alguns sortudos, servos, estudiosos e executores da elite Orokin.

Através das ciências Archimedians foram criados os Solar Rails permitindo uma rápida navegação entre os planetas e até outros sistemas solares, assim então puseram os Sentients, uma raça artificial criada para terraplanar todo o Sistema Tau, permitindo que futuramente os Golden Lords pudessem migrar ou simplesmente entender a capital e todo o império até o novo Sistema. Os Sentients portanto foram criados para se adaptarem a qualquer tipo de dano, uma criação perfeita, isso é claro se ela não decidisse se voltar contra o criador...

 

O Acidente de Zaryman Ten Zero:

Spoiler

Em progresso...

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...