Jump to content

[SPOILER] Linha do Tempo de Warframe


Recommended Posts

Warframe é um jogo que, mesmo sendo extremamente voltado para a ação, possui uma das histórias mais misteriosas e envolventes de todos os games que joguei até hoje. Nada é lei, tudo é um mistério e do meio do nada algo pode aparecer que mude totalmente seu pensamento sobre a lore, e dai você descobre que havia dicas a anos que aquilo estava para acontecer.

Muita gente realmente fica perdida ao bater de frente com a lore, sendo que ela tem várias formas, desde dialogo até uma descrição de uma arma, quest ou síntese, mas muito da lore estava nos eventos, que muitos não puderam fazer pois ainda não jogavam. Quem quiser saber sobre a lore do Warframe, existe uma thread aqui no forum

onde eu coloquei tudo que li e lembro sobre a história de Warframe, então se quiserem souber sobre eventos antigos, as facções etc, está lá. Porém hoje me perguntaram se eu poderia fazer uma thead que explicasse sobre a linha do tempo do jogo, de forma que fosse possível entender como tudo aconteceu sem problemas. Bom eu vou tentar fazer isso, mas antes...

Considerações:
 

Spoiler

 

Leve em consideração que a história do jogo não possui data especifica, em nenhum momento é dito alguma data, o que realmente atrapalha muito na hora de se fazer uma linha do tempo, mas como um nerd gordo que eu sou, tempo não falta. Porém leve em consideração que a linha do tempo será baseada de acordo com os acontecimentos, então as datas só estarão ali para mostrar uma ordem, não são datas certas.  Alguns explicitamente mostram que aconteceram depois de outro acontecimento, outros são extremamente vagos, então pode haver erros no que estiver escrito aqui, qualquer coisa eu mudo.

Não existe data especifica ou quantidade de tempo que mostre quando o Império Orokin foi criado ou quando os seres humanos decidiram se tornar e formar um único império, mas sabemos que o Sol não virou uma gigante vermelha e tem gente ainda viva, então o jogo pode se passar a 1 ou 5 bilhões de anos da data atual, a mesma coisa pode ser dita sobre o tempo entre a queda Orokin e o despertar dos Tennos na era atual, é bem vago as coisas. Então dataremos o início do Império Orokin no ano 5000, apenas porque sou péssimo em matemática e números redondos são mais fáceis para eu entender.

Alguns acontecimentos no jogo ainda ninguém sabe o que é, ainda são mistérios da DE e o máximo que podemos fazer é especular sobre o que pode ser ou quando aconteceu, então vai ter um pouco ou muita especulação aqui.

Tudo esclarecido então vamos lá, ah e vai ser texto pra caramba, então vou usar a tag de spoiler pra deixar tudo menor, caso queira ler algo, só abrir, isso também evita que alguém leia algo que não queira.

 

Linha do Tempo:

Era Orokin:

Spoiler

 

Ano 5000: Os humanos alcançam um patamar nunca antes visto na tecnologia genética e energética, capazes de remover qualquer imperfeição do DNA, os humanos perfeitos nascem e o ser humano se torna o Orokin e se consolidam em um império. Doenças são erradicadas, os planetas do sistema solar são colonizados, genética permite a incubação de crianças com os genes mais adequados para o papel que irão desenvolver no império. Soldados nascem com aptidões físicas massivas, cientistas possuem Q.I altíssimo, o Orokin tem expectativa de vida de centenas de anos, o Império se torna "perfeito" e domina todo o sistema solar.

5000-5500: Os Archimedians são criados, servindo como os cientistas do Império Orokin, porém não são considerados Orokins, sendo tratados como inferiores, eram maioria das vezes ameaçados se não cumprissem metas ou descobrissem novas tecnologias, maioria das ameaças eram direcionadas a seus Corpus, ou família.

5500-6000: Os clones Grineer são criados, com inteligência reduzida e geneticamente modificados para se sentirem felizes trabalhando até a exaustão, os Grineer são enviados para mineração e trabalho pesado em vários lugares do sistema solar, sendo tratados como apenas escravos.

?50000: O Império Orokin chega ao limite, como um Império auto sustentável e com alta expectativa de vida, os Orokins consomem maior parte dos recursos do Sistema Solar, chegando a um ponto de colapso, é decidido que os Orokins viajariam para o sistema Tau Ceti, a estrela parecida com o Sol mais próxima. Porém a viagem seria impossível para os Orokins mesmo com sua tecnologia. Archimedians passam a se dedicar a projetos que permitam a viagem.

50000-50500: Muitos projetos, inclusive o Projeto Crewman são cancelados e os criadores mortos. Archimedian Perintol cria uma criatura capaz de se multiplicar e adaptar a qualquer coisa que as fira, o conselho de Executores aprova o projeto para enviar essa forma de vida como uma tripulação para construir os Solar Rails que pavimentariam a viagem Orokin até Tau, os Sentients são criados.

51500: A nave Zariman 10-0 desaparece depois de tentar usar os Solar Rails para chegar a Tau, toda a tripulação da nave é dada como morta.

51800: Os Sentients atacam Outer Terminus, iniciando a guerra contra os Orokins.

51900: Os Orokins ficam acuados, sofrendo baixas imensas na guerra e tendo suas tecnologias inutilizadas contra os Sentients, os Orokins criam a infestação e decidem usa-la contra os Sentients. Porém a infestação não pode infectar seres sintéticos, o que leva a infestação a destruir grande parte da população Orokin e infectar planetas inteiros. A Terra é tomada pela infestação, a grande praga inicia.

52000: A nave Zariman 10-0 é avistada a deriva, toda a tripulação havia desaparecido, apenas as crianças sobraram, porém com mutações e poderes incontroláveis, as crianças são isoladas e tratadas como experimentos.

52000-?52010: Após várias mortes e várias tentativas fracassadas de controlar o poder. Margulis descobre um modo de controlar o poder dos Tenno, usando um estado de sonho, as crianças poderiam controlar seus poderes, na tentativa de evitar que as crianças fossem usadas como armas, Margulis é executada e as crianças são enviadas para a Lua para pesquisas.

52010-?52015: Orokin Davis descobre uma relação entre infestados e os Tenno, usando o projeto de Margulis, a Transferência é usada para transferir a mente do Tenno para um corpo secundário, o Warframe, permitindo que o Tenno tenha controle total de seus poderes. Ballas passa a construir Warframes para diversas finalidades. Os Tenno passam a ser usados como armas, mudando o cenário de batalha e revertendo a guerra.

52020: Natah é enviada ao Sistema Origin para derrubar o Império Orokin, se aproximando dos Tenno. Os Archimedians planejam se separar do Império Orokin durante a guerra, usando fábricas remotas para criar um exército de robôs.

52020-52100: Os acontecimentos da quest Mensagens Ocultas acontece, Mirage é destruída durante uma batalha contra um exército Sentient.

52100: Os Sentients são supostamente derrotados e a guerra termina, durante a cerimônia do fim da guerra, os Tenno matam todos os Imperadores e Orokins de alta patente, levando o Império Orokin ao fim. Durante o caos, os Grineer se rebelam, sequestram alguns Orokins, roubam naves e armas e fogem para colônias afastadas. Os infestados atacam grandes centros metropolitanos Orokin, os Tenno ficam para atacar a infestação e a extermina-la do sistema.

Os acontecimentos da Quest Areias de Inaros acontece. Inaros ataca um esquadrão Orokin em Phobos, impedindo que eles levassem crianças para experimentos e então desaparece.

Os Tenno exterminam a infestação e são colocados no segundo sonho por Natah, que trai os Sentients e envia a Lua para o Void. Os Warframes são escondidos em capsulas criogênicas. Os Sentients que forjaram a própria destruição são selados em tumbas.

52100-52500: Os Archimedians e Orokins restantes formam pequenas colônias voltadas para venda de sucata da guerra. Com o tempo as colônias recuperam parte da tecnologia Orokin perdida e se fundem, criando a primeira geração da facção Corpus.

Enquanto isso, Grineers atacam outras colônias para expandir seu império, usando tecnologia Orokin inacabada para se clonarem e gerar exércitos imensos.

60000: Os acontecimentos da Quest Areias de Inaros acontecem, o Império Grineer ataca as colônias de Phobos, todos são mortos, Baro Ki'Teer é o único sobrevivente conhecido.

60500: Os Tenno acordam do sono criogênico, iniciando a era atual.

Bom agora que o game realmente começa. O tempo que os Tenno estão ativos é contado desde quando o jogo começou, no caso 4 anos.

Era Atual:
 

Spoiler

 

60500: Os eventos da quest Recompensa de Vor acontecem, os Tenno acordam em vários lugares do sistema para lutar contra o domínio Grineer. 

Os eventos da quest Uma Vez Acordado acontecem. Depois de experimentarem com tecido infestado, Doutor Tengus acidentalmente libera o vírus Tecnocyte, forçando os Tenno a agir.

Operação SlingstoneOs Grineers iniciam a construção das naves Fomorian e planejam atacar os Corpus em poucos dias. Os Tenno decidem sabotar as Fomorians para evitar uma expansão rápida do Império Grineer.

Operação Arid Fear: Depois do ataque das Fomorians, os Tenno decidem atacar os Corpus, que possuem informações sobre assentamentos Grineer ocultos em Phobos.

Corpus e Grineer disputam o controle de Marte, os Grineer atacam colônias Corpus para tentar enfraquecer o Império, por outro lado os Corpus encontram grandes quantidades de Warframes, que seriam usados para criação de armas mais poderosas. Os Tenno decidem tomar partido no conflito. O Dilema Gradivus é iniciado.

Depois da derrota Corpus em Gradivus, é descoberto que Alad V estava dissecando um Warframe capturado de codinome "Valkyr", Frohd Bek, um dos líderes Corpus, decide entregar o local do laboratório de Alad V em troca da ajuda Tenno. A Caçada por Alad V começa.

60501: Os Grineer decidem colonizar a Terra, tomada por plantas gigantes Orokin, usando a toxina Cicero, se conseguirem, os Grineer teriam acesso a tecnologia perdida na Terra, aumentanto seu poderio militar, a Crise Cicero inicia.

Após o fracasso das Fomorians, Vay Hek inicia a construção da nova classe Balor Fomorian, numa tentativa de destruir os Corpus e dominar todo o sistema, Os Corpus cancelam o contrato de venda de armas para os Grineer e declaram guerra. A Maldição Tethra é iniciada mas os Tenno fracassam em destruir os núcleos Fomorian principais.

Alad V retorna, modificado pelo vírus Tecnocyte, usando naves Corpus abandonadas como colmeias de infestação para atacar os Corpus e Grineer. A Operação Terras da Procriação se torna iminente, ao impedirem as naves, os Tenno vão atrás de Alad V na Operação Incursões Mutalist e descobrem seu laboratório em Éris, nos limites do sistema. Ao reduzir a quantidade de novos infestados criados por Alad na área, os Tenno atacam diretamente Alad V na Quest Paciente Zero.

60502: Baro Ki'Teer contata os Tenno com informações sobre os protótipos Archwing e que essa tecnologia seria extremamente necessária nas próximas batalhas. As Fomorians retornam e atacam massivamente a frota Corpus em várias partes do sistema.

Maroo pede ajuda à Lotus para salva-la dos Grineer, levando os Tenno a uma busca da máquina arcana em uma nave Orokin abandonada na quest Sonhos Roubados. Depois Chroma e outra máquina arcana são avistadas e o Cephalon Simaris se revela aos Tenno na quest O Novo Estranho.

As Fomorians partem para atacar os relays, os Tenno usam Archwings para atacar diretamente as Fomorians e evitar a destruição dos relays na Operação Olhos Destrutivos. Com transmissões interceptadas, Lotus descobre sobre os laboratórios de Tyl Regor escondidos em Urano, porém Alad V contata os Tenno, pedindo que as pesquisas de Tyl Regor sejam preservadas para que Alad crie uma cura para a infestação, por outro lado, Nef Anyo pede aos Tenno para destruir a cura e deixar Alad V á morte. A Operação Clonados de Regor inicia.

Tyl Regor acredita que encontrou uma tumba onde os Sentients foram enterrados, durante a quest Natah, Hunhow, o Sentient destruidor de mundos acorda, colocando em risco todo o sistema Origin.

60503: Na quest Segundo Sonho, Hunhow se alia a Stalker para atacar o coração dos Tenno, o Reservatório, no Void. Os Tenno se aliam a Alad V, agora curado da infestação e partem para impedir Hunhow e Stalker, revelando a Lua Orokin perdida no Void e o segredo dos Tenno. Depois, os Acolytes, seguidores da mentalidade deturpada do Stalker, decidem atacar Alad V a mando de Hunhow. Alad V cobra o favor que os Tenno deviam e pede para que seja protegido dos Acolytes dando início a Operação Shadow Debt.

 

Caso precisem de alguma informação ou tenham alguma duvida só perguntar.

 

 

Edited by -SDM-NerevarCM
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Just now, WildernessEps said:

história fantástica! Mas só para ter certeza as colonias são formadas pelo "resto" dos orokins? ou existiam civis? E qm seriam os compradores das sucatas?

Então, essa parte fica realmente muito vaga, a síntese que "explica" o início dos Corpus é a síntese do Anti MOA. Conta a viagem de uma criança e o pai que parece ser Orokin ou Archimedian que estão em um comboio de cargueiros levando sucata entre duas colônias de sobreviventes.

Durante a queda Orokin, parece que os Tenno atacaram apenas os Orokins de alta patente, na síntese do Guardsman diz que os Executors, o Conselho e os Sectarus foram mortos, então os que sobreviveram devem ser apenas os que tinham baixa patente, Guardians, soldados Dax, Lorists e os civis. Então é possível que as colonias tenham sido formadas por Orokins de baixa patente e Archimedians que sobreviveram a guerra. Mas com a tecnologia perdida, a perfeição dos Orokins deve ter acabado depois de algumas gerações.

A Red Veil, Hexis e New Loka devem ter sido formadas nessas colônias que ficaram excluídas do império Grineer e dos Corpus, ou que tinham maior quantidade de Orokins, já que eles não parecem ser Corpus ou Grineer e não tem história formada a partir de nenhuma das duas. Então a troca de sucata poderia acontecer entre todas essas colônias, já que pode ser que todos os planetas do sistema tinham população.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Interessante... valeus!!!

Também tiraria duvidas de jornadas? Eu não entendi muito bem, inaros foi mandado para matar a colonia de phobos né? Acabou ficando defendendo eles dos infestados.(esta é uma afirmação mesmo) Mas, o que aconteceu com inaros para mais tarde não ter defendido as colonias dos infestados, há alguma pista que deixei passar? Tipo... inaros havia morrido? Já que tinham achado um monte de pote com as zareias dele. E pq ele ressussita na ultima quest? Seria ele um zumbi ou foi infestado? (haushaushusa zumbi...) 

Responda tudo EM NOME DE JESUS!!!

Link to comment
Share on other sites

25 minutes ago, WildernessEps said:

Interessante... valeus!!!

Também tiraria duvidas de jornadas? Eu não entendi muito bem, inaros foi mandado para matar a colonia de phobos né? Acabou ficando defendendo eles dos infestados.(esta é uma afirmação mesmo) Mas, o que aconteceu com inaros para mais tarde não ter defendido as colonias dos infestados, há alguma pista que deixei passar? Tipo... inaros havia morrido? Já que tinham achado um monte de pote com as zareias dele. E pq ele ressussita na ultima quest? Seria ele um zumbi ou foi infestado? (haushaushusa zumbi...) 

Responda tudo EM NOME DE JESUS!!!

Pelo que eu entendi da quest do Inaros, a quest se passa durante a queda Orokin. Durante a existência da colonia de Phobos, os Orokins raptavam as crianças para o Império, Inaros deveria ser destacado como uma espécie de regulador da colônia, mais usado como arma de terror pra manter eles na linha, assim como Vauban era usado contra os Archimedians/Corpus, mas com cada criança raptada, talvez para ser usada no projeto Tenno, Inaros se revoltou e matou os Orokins, eles mandaram várias tropas para matar o Inaros mas não adiantou em nada.

Depois da queda Orokin, a infestação alcançou Phobos e quando os sobreviventes se juntaram no deserto, Inaros fez um tornado de areia e matou todos os infestados, só que foi destruído no processo, dependendo de quando a quest acontece, Inaros já deveria estar em péssimas condições, sem tecnologia para reparo, com o império destruído e etc, ou o Tenno que controlava Inaros morreu, deixando só o Warframe morto no deserto. Então colocaram cada parte dele nas urnas e enterraram.

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, -SDM-NerevarCM said:

Pelo que eu entendi da quest do Inaros, a quest se passa durante a queda Orokin. Durante a existência da colonia de Phobos, os Orokins raptavam as crianças para o Império, Inaros deveria ser destacado como uma espécie de regulador da colônia, mais usado como arma de terror pra manter eles na linha, assim como Vauban era usado contra os Archimedians/Corpus, mas com cada criança raptada, talvez para ser usada no projeto Tenno, Inaros se revoltou e matou os Orokins, eles mandaram várias tropas para matar o Inaros mas não adiantou em nada.

Depois da queda Orokin, a infestação alcançou Phobos e quando os sobreviventes se juntaram no deserto, Inaros fez um tornado de areia e matou todos os infestados, só que foi destruído no processo, dependendo de quando a quest acontece, Inaros já deveria estar em péssimas condições, sem tecnologia para reparo, com o império destruído e etc, ou o Tenno que controlava Inaros morreu, deixando só o Warframe morto no deserto. Então colocaram cada parte dele nas urnas e enterraram.

Magnífico !

Link to comment
Share on other sites

Muito bem escrito e explicado e uma leitura muito boa, como o esperado de você Nerevar. A colocação dos links dos eventos que traçam o Lore do WF foi muito bem sacado, facilitou o entendimento e ainda traz mais informações caso alguém queria ir ver.
Continue com o bom trabalho e precisar estamos aqui companheiro Rhino.
Parabéns!

Link to comment
Share on other sites

47 minutes ago, WildernessEps said:

outra duvida (que eu tinha esquecido de perguntar), os tennos somos nós, mas afinal somos o que? apenas pensamentos viajando nos warframes ou uma pessoa vestida com o warframe ou uma cabeça com pernas?

  Reveal hidden contents

200px-46a712.jpg

 

O Tenno é o Operador (Ou a criança na parte de trás da nave), a Transferência envia a mente do Tenno para o Warframe, que é um corpo que supostamente não tem consciência, assim quando o Tenno se conecta com o Warframe, ele passa a ser o Warframe, bem tipo Avatar do James Cameron.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

O Tenno é o Operador (Ou a criança na parte de trás da nave), a Transferência envia a mente do Tenno para o Warframe, que é um corpo que supostamente não tem consciência, assim quando o Tenno se conecta com o Warframe, ele passa a ser o Warframe, bem tipo Avatar do James Cameron.

tio nerevar, tio nerevar! Existe alguma explicação para a existência prime? (armas normais e primes, warframes normais e primes?)

Edited by WildernessEps
Link to comment
Share on other sites

20 hours ago, WildernessEps said:

tio nerevar, tio nerevar! Existe alguma explicação para a existência prime? (armas normais e primes, warframes normais e primes?)

Primes são apenas os originais, o primeiro modelo criado na Era Orokin usando tecnologia Orokin. Existiam armas primes feitas pelos Orokins, tipo a Braton Prime e outras feita totalmente pelos Tenno usando tecnologia Orokin tipo a Boar Prime. O nome Prime é só pra diferenciar a versão original das cópias que são as armas normais, já que o Tenno n tem mais acesso a tecnologia Orokin, ele faz com o que tem a disposição e nesse caso sai os itens normais.

Link to comment
Share on other sites

7 hours ago, -SDM-NerevarCM said:

Primes são apenas os originais, o primeiro modelo criado na Era Orokin usando tecnologia Orokin. Existiam armas primes feitas pelos Orokins, tipo a Braton Prime e outras feita totalmente pelos Tenno usando tecnologia Orokin tipo a Boar Prime. O nome Prime é só pra diferenciar a versão original das cópias que são as armas normais, já que o Tenno n tem mais acesso a tecnologia Orokin, ele faz com o que tem a disposição e nesse caso sai os itens normais.

brigado senhor *-*

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 4 years later...

Eae Nerevar! Há quanto tempo, seu tópico me ajudou mto em 2016! Mas de lá pra cá muita coisa atualizou, será que agnt poderia reiniciar esse tópico? e atualizar tudo de Second Dream até hoje? Se quiser me add pra eu ajudar eu adoraria, gosto mto de escrever e ler sobre a lore desse jogo!

Link to comment
Share on other sites

56 minutes ago, FaeuUw said:

Eae Nerevar! Há quanto tempo, seu tópico me ajudou mto em 2016! Mas de lá pra cá muita coisa atualizou, será que agnt poderia reiniciar esse tópico? e atualizar tudo de Second Dream até hoje? Se quiser me add pra eu ajudar eu adoraria, gosto mto de escrever e ler sobre a lore desse jogo!

Eu posso sim, tentar começar hoje. Deve demorar um tempo pra terminar mas eu vou fazer sim!
Realmente faz um tempão, vo tentar as 2 threads em uma e colocar uma primeira parte especifica para falar sobre as facções e suas historias e depois uma linha do tempo, mas vai demorar um baita tempo. Mas com a pandemia eu tenho nada pra fazer kkkk

Edited by --F--NerevarCM
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...