Jump to content

[Sugestoes?] Melhorando o PC


Blobfish86
 Share

Recommended Posts

Oi pessoal tudo bem? Bom, estou pensando em fazer algumas atualizações no meu PC, atualmente ele roda Warframe razoavelmente bem, mas com a nova atualização que ta vindo ai (Plains of Eidolons) e tal, acho que ta na hora de dar uma melhorada, mas como não estou muito por dentro do assunto, gostaria de algumas sugestões. Bom, atualmente minha configuração é essa:

- AMD Athlon 5150 (quad core 1.6 Ghz) 

- 4 GB Ram

- Video Integrado Radeon R3

-Windows 7 64bits

A principio pensei em colocar uma placa de vídeo (Radeon RX 550 4Gb 128 bits) e talvez um pouco mais de Ram, tinha pensado em trocar o processador, mas pelo que pesquisei não tem muitas opções pra minha placa mãe (soquete Am1). Então, cham que já seria suficiente? ou seria melhor tentar montar um novo PC?

Link to comment
Share on other sites

Bom, falando como técnico e gamer, eu diria que você sempre tem que montar seu PC em volta do seu processador. Sinceramente é ele que vai ferrar ou glorificar sua build. Se ele for comprado errado, pode gargalar tudo ou simplesmente vai impedir você de fazer um upgrade no seu PC a ponto de precisar comprar tudo novo. Nesse caso eu diria para você montar um PC novo.

Lembre-se que a mudança do socket significa nova placa mãe, e as vezes nova RAM e nova fonte. Placa de vídeo é basicamente universal e roda em qualquer lugar que tenha um socket PCI Express X16, então seu foco tem que ser o processador.

Como você disse, o socket AM1 não é um dos melhores em termos de escolha, e já que um novo processador significaria uma nova MOBO (placa-mãe) então eu diria a você para ir  por 2 caminhos:

1- AM4 com os novos processadores Ryzen e memória DDR4 se você tem uma grana boa disponível e joga muitos outros jogos, mais pesados que Warframe. Esse caminho é ótimo porque o socket AM4 só está começando então vão haver muitos caminhos e chances de fazer upgrade no futuro.

2- Vai com os processadores AM3+, cata um FX 6300 que deve ta na casa de uns 400 mangos e compra 8GB DDR3 por uns 200 reais. A placa mãe deve sair por uns 400 também. Se sua RAM já é DDR3, então já tá de boa.

Mas leve em consideração que o socket AM3+ está morto, e que agora tudo novo usa memória DDR4 e socket AM4. Então seguir por esse caminho significa fazer muitos poucos upgrades no futuro ( o máximo que daria pra fazer seria comprar um FX 8xxx e mais memória além da VGA). Se quiser ir pro AM4, teria que comprar praticamente tudo novo de novo. (nova RAM, MOBO e processador). Esse foi o caminho que eu escolhi mas sabendo dos riscos, atualmente o preço do Ryzen ta muito alto para mim.

 

Já sobre a placa de vídeo: Você precisa de uma dedicada (offboard). Depender de placa onboard significa péssimo desempenho. A parte boa é que você pode pesquisar e comprar uma placa de vídeo sem dó. Compra, coloca no seu PC atual e vê como fica, quando você comprar um novo ou atualizar o seu, é só botar ela lá. Primeiro dá uma olhada na sua fonte e vê se ela aguenta a placa de vídeo certinho.

Se não aguentar, quando comprar uma nova olhe a amperagem e o selo 80plus, fuja de fonte bomba barata. Clube do Hardware é um bom lugar pra ver a reputação de certas fontes e se elas são boas ou não.

 

Agora se você realmente só vai jogar Warframe, 4GB seriam o mínimo pra rodar Plains of Eidolon. E o seu processador mesmo tendo uma potência por núcleo baixa de 1.6Ghz, ele é um Quad-core o que ajuda muito, o grande problema está nessa placa onboard. Como eu disse começa pegando a placa de vídeo que você quer, coloca no seu PC e vai vendo como o PC vai ficar rodando WF.

Se com a placa de vídeo nova o PC rodar Warframe voando, então quem estava gargalando a performance era a onboard, se continuar razoável do mesmo jeito, então quem não está aguentando é o processador.

 

Se esse texto é muito grande e tu ficou cheio de dúvidas, é só perguntar.

Edited by -SDM-NerevarCM
Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado pelas dicas Nerevar, gostei bastante da explicação. :D

Bom, acho que vou fazer como você disse, comprar uma placa de vídeo e ver como fica, pelo que percebo o problema é mais com vídeo mesmo, pois quando entro em relays ou lugares mais populosos a primeira coisa que noto é que as texturas começam a ficar embaçadas.

Sobre os upgrades em geral, acho que valeria mais ir pelo AM4 então, mas isso vai ter que esperar um pouco pra caber no orçamento XD.

Ah, e só pra ter certeza, essa placa que eu mencionei (Radeon RX 550, 4Gb, 128 bits) seria suficiente?

Link to comment
Share on other sites

Mais que o suficiente. Pra você ter uma ideia, a minha placa atual é uma EVGA GeForce GTX 750SC de só 1GB de VRAM. Atualmente está rodando Warframe no máximo a 160fps em 1600x900 de resolução que é o máximo que meu monitor aguenta. Basicamente o que eu coloco ela roda, vai de Fallout 4 a GTA 5 e DOOM. Só ter uma moderação nas texturas porque a memória de vídeo é pouca.

Essa Radeon RX550 está rodando na nova arquitetura Polaris da AMD, na mesma faixa de desempenho da Geforce GTX1050 da NVIDIA. Mesmo que a AMD esteja perdendo pra NVIDIA em potência bruta (a arquitetura Pascal da Nvidia é simplesmente espetacular), a AMD sempre compensa em preço.

Na KaBuM por exemplo a RX550 de 4GB da ASUS ta saindo a 638. Da Sapphire ta saindo a 708.

No caso da NVIDIA, pra pegar algo na mesma faixa de memoria você tem que ir de 1050ti

Nesse caso na KaBuM, a 1050ti de 4GB da ASUS sai a 882, e eu que uso só EVGA, me ferro porque nem tem a venda e se tiver passa do 900.

A RX550 4GB e a 1050TI 4GB são atualmente as melhores placas de entrada (low end/baixa potência) do mercado. Acima disso só placa de 1500 reais pra cima (RX570 e 1060). 

O resto vai de preferência por marca e grana disponível.

Link to comment
Share on other sites

No problem mano. Graças a essa nova era de placas de videos que começou exatamente com a que eu uso, a GTX750 (Arquitetura Maxwell). Essas placas de vídeo atuais rodam com sobra de energia em fontes "leves" de 430W e 500W real.

Eu mesmo uso uma Corsair CX430 que saiu por 250 na época e vai ser ela mesmo que vai segurar minha 1050ti no futuro. Se for mudar de fonte, vai de Corsair. Selo 80 plus e todo o tipo de tecnologia anti surto elétrico possível mas ainda mantendo preço bom. EVGA é uma boa também.

Mas com essas placas de vídeo atuais, você basicamente roda em qualquer uma, nem cabo de energia extra elas precisam as vezes, diferente das antigas que precisavam de 2 cabos de energia, fonte de 700W e as vezes passavam dos 100 graus.

Essas "plaquinhas" como a RX550 e a GTX1050 são incríveis, as low ends são minhas placas de game a 10 anos, silenciosas, frias e aguentam o tranco, sem falar no preço.

Qualquer coisa tamo ai.

Edited by -SDM-NerevarCM
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...